TEMPLATES HTML5

BTemplates.com

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Evolução do Linux e Sistemas Operacionais Populares



1.1
Evolução do Linux e Sistemas Operacionais Populares
Peso: 2 O Linux é um sistema operacional de computadores criado no modelo de desenvolvimento de Código Aberto. Apesar do termo ser utilizado para designar todo o conjunto de componentes que formam um sistema operacional, Linux refere-se mais precisamente ao componente central do sistema, denominado kernel (ou núcleo). Seu criador, o programador finlandês Linus Torvalds, publicou a primeira versão do Linux em 5 de outubro de 1991. Sua intenção foi criar um kernel para o projeto GNU.

Sistema Operacional

Um sistema operacional é o conjunto de programas encarregado de controlar os componentes do computador, criando o ambiente no qual os aplicativos utilizados pelo usuário podem funcionar. Sem um sistema operacional, cada aplicativo teria de lidar diretamente com os componentes do computador, o que dificultaria seu desenvolvimento e utilização simultânea (multitarefa).

Projeto GNU

Em 1983, o programador americano Richard Stallman iniciou o projeto GNU para criar um sistema operacional de código aberto que funcionasse do mesmo modo que o sistema operacional Unix. O Unix foi um sistema que definiu conceitos técnicos utilizados por diversos sistemas operacionais inspirados nele.

Unix

O Unix original foi desenvolvido na década de 1970 pelos pesquisadores Ken Thompson e Dennis Ritchie (entre outros), no centro de pesquisas Bell Labs da empresa AT&T. O projeto GNU é uma dessas variantes do Unix original, porém com a pre-missa de ser desenvolvido em Código Aberto.

0 comentários:

Postar um comentário